31 de Outubro, Samhain ou Halloween



Contam as Histórias e Lendas antigas que do pôr do Sol de 31 de Outubro ao nascer do Sol de 1 de Novembro acontecia a primeira Celebração do Inverno que assinalava  o começo do ano novo Celta,
 entre outras Festividades de outras Culturas, como a Egípcia, Mexicana, Japonesa, Hindu, Canadiana, Irlandesa... que decorriam desde a semana anterior à seguinte.

Era um Festival Pré- Cristão que celebrava o Fim do Verão, um tempo de começos e encerramentos através da Morte no Inverno que se aproxima e do Renascimento na próxima Primavera.




Acreditava-se que era a noite em que a ponte que separa o mundo do que se vê do mundo do que não se vê, ficava transparente e podia ser atravessada de um lado ao outro.

Era costume fazerem-se grandes fogueiras para afastar os espíritos, fantasmas e seres do mundo invisível que visitam o mundo visível nessa noite.

Por ser uma Festa pagã foi condenada durante a Idade Média sendo referida como a Festa das Bruxas (Dia das Bruxas) e aqueles que celebravam eram perseguidos e condenados pela Inquisição.

Para  atenuar as influências pagãs,  Samhain foi substituído pelo Festival das Primeiras Colheitas e também pelo Dia de Todos os Santos, All Hallows Even que com a modernização se transformou no Halloween. uma Festa Infanto-Juvenil  onde se conta a  história de Jack e de fantasmas que andavam pelos campos a assustar o mundo dos vivos, sendo agora os vivos que se mascaram de tudo quanto possa assustar e vão em grupos batendo às portas:

 Doces ou Travessuras ?




As Abóboras, originárias da Argentina, só foram introduzidas na Europa depois da descoberta das Américas.

A cabeça feita com uma abóbora oca, com uma vela acesa lá dentro - Jack o'Lantern - é um dos ícones desta data popular.

Depois da introdução das abóboras na Inglaterra e Irlanda, eram usadas como lanternas pelas pessoas que viajavam pelas estradas na noite de 31 de Outubro para que a careta assustadora afugentasse os fantasmas, espíritos ou fadas e duendes traquinas que se cruzassem no seu caminho.

As Lanternas de abóbora também eram colocadas nas portas e janelas com a intenção protectora do Lar.


Por aqui gostamos de celebrar e esculpir a nossa Lanterna de Abóbora  entre algumas histórias numa roda de amigos pequenos, crescidos e graúdos ;)


Com o Baile das Bruxas e a Tradicional História de Jack o'Lantern, na mesa estão outras:







Boa Celebração, Boas Histórias e Bom Halloween  ;)


Comentários

Mensagens populares