Chegou o Outono e vamos a caminho do Inverno

  Entre o fim do Outono e o começo do Inverno aqui me encontro para atualizar andanças!

Então, afinal, que Estória tenho para contar? 

                 ...bom, o Verão terminou e com ele o último episódio #stayhomestories... 


  O Outono foi chegando de mansinho e fui pondo em prática aquilo que magiquei da Primavera ao Verão, assim, dia 1 de Setembro começámos o Primeiro Capítulo da nossa Escola em Casa  #homeschool e sim, vou partilhar porque além de ser uma experiência gigante que altera toda e qualquer dinâmica da zona de conforto, é enriquecedor a todos os níveis possíveis e imaginados, e sinto que falta Partilha em Português. 
   Durante imenso tempo bebi inspiração em canais de mães homeschool, a maioria UK e EUA... por isso quando encontrei o "Eu e os peixinhos!" fiquei mesmo feliz! 






   Este ano é Especial! O Bicho Covid ciranda por aí, pôs tudo de pernas para o ar e fez-nos parar, mudar e escolher formas de estar e viver. A Escola em Casa é uma paixão antiga, a primeira vez que a sonhei foi com o D. tinha ele 4 ou 5 anos na altura, no J.I já revelava a sua especialidade, dizia ele: "Mas porque é que temos de ir todos em filinha ao mesmo tempo fazer xixi? Eu nem sempre tenho vontade naquele momento e 10 minutos depois preciso mesmo de ir!! E porque é que temos de ir todos fazer desenhos quando me apetece brincar com cubos de madeira? " - ficou claro quando na sala dele todos os rapazes se mascararam de Homem Aranha e ele pediu para ser um Leão (fato que ainda existe na família e chegou aos manos mais novos). Anos mais tarde confirmou-se que a Dislexia era a responsável por tanta criatividade e especialidade! Foi um percurso e tanto! Ainda é e sempre será! O D. ficou adulto no Verão! Uau! Nem acredito que tenho um filho adulto! Os pequenos também são especiais! Todas as crianças são especiais! Sendo eu Mãe de 5 e ao fim de tantos anos a dinamizar Oficinas Criativas para  Crianças estou mesmo convencida e certa: Cada Criança é uma Criança! ... e não precisa de rótulos, precisa de tempo, espaço e disponibilidade! 
  Assim, com o Bicho Papão aí á solta e tudo numa debandada caótica, surge em mim um uivo de loba que diz: "É agora!" e foi! Está a ser!



  A nossa Escola em Casa aplica a Metodologia Ensino Individual devido a uma alteração (ridícula) na Lei, que exige uma Licenciatura a quem queira estar em Ensino Doméstico. Pois, como nem eu nem o pai somos Licenciados (nem queremos! - estamos bem com as inúmeras licenciaturas informais que temos adquirido ao longo da vida no nosso percurso autodidata nómada!) teve de ser assim, no entanto há margem, há tempo, há opções, há formas e na verdade, somo nós: Pais e Encarregados de Educação que organizamos e planificamos como se processa, isto, se quisermos fazer parte do processo, caso contrário podemos simplesmente contratar o/a Professor/a  e pronto, mas eu quero estar o máximo #homeschool que puder, por isso, a nossa metodologia (graças ao bicho papão) é modo: Ensino à Distancia com colaboração, acompanhamento e um Plano Educativo pois claro! 
  Não me vou alongar com detalhes formais ou informais, se tiverem curiosidade ou quiserem saber como se processa ou processou o nosso caso podem entrar em contato e falamos. 

Resumindo : "É Agora!" "Está a Ser!"




   Para rematar o assunto conto que a partilha #homeschool está a ser editada em modo Vídeo e será publicada por estes dias no Canal Youtube que podem visitar entretanto, subscrever 🙏 clicar no 🔔 para receber as notificações assim que os vídeos sejam publicados e  fiquem atent@s ao Instagram que é onde as atualizações acontecem a tempo e horas!



   Vai o Outono a meio e tanto por contar! 
  Posso dizer que o nosso dia a dia mergulhou naturalmente num ritmo diário! A nossa opção foi criar uma dinâmica escolar em casa e transitar facilmente do ritmo Férias de Verão para Ano Letivo. Cada dia é uma aprendizagem! Inspirada por Whole Family Rhythms #ourfamilyrhytm, muita pesquisa à volta do Ritmo Diário e reflexão sobre os interesses e predisposição ao estudo por parte do G. cheguei a este resultado:




Nota: a nossa Escola em Casa tem um 2º ano do 1º Ciclo, um Pré- Escolar de 4 anos e meio e uma flor em modo Jardim de Infância com 2 anos e meio, portanto, a dinâmica diária é cheia de improviso! Ter um Ritmo ajuda imenso a não perder o norte! Ter um Ritmo ajuda a fluir! Uma das maravilhas do #homeschool é justamente "Saber Fluir"! Se estamos em #homeschool (desculpem, adoro a expressão em inglês!) não podemos (ou não devemos) tentar recriar a Escola como a conhecemos fora de Casa, não tem nada a ver...quer dizer, claro que temos um Plano Educativo e manuais escolares e toda uma DGE com metas curriculares e aprendizagens essenciais mas...estamos em casa! Há que saber fluir! A Criatividade, Harmonia e Capacidade de Adaptar sem querer controlar os ponteiros do relógio são a chave para desfrutar desta aprendizagem em família! Fica a partilha para Pinterest 😄




Sextas - feiras são Dias Projeto e Chá de Histórias! Querem uma história? Na primeira sexta- feira quando perguntei ao G. que Projeto gostaria de realizar ele respondeu logo: Podemos fazer um canal? (Oh! Meu Deus! Já passei por isto! O D. também teve a febre Youtuber (mas agora que a mãe tb sofre desse mal não há como escapar!) Na verdade já me andava a chatear há quase dois anos: "Mãe! Posso ter um canal?" 😆😅  Sabem que mais? Porque não? - Ok, vamos lá criar o canal... e várias aprendizagens depois... aqui está o resultado: 




   Entretanto já vários vídeos foram publicados e o G. anda feliz da vida!
 (Já a mãe duplicou as edições!)


  Só falta mesmo o Bicho ir embora e voltarem as visitas, os amigos, os passeios, os abraços, o cinema, a biblioteca, as festas e todo um convívio natural e humano! Um dia destes! 

  Enquanto desejamos que isto tudo passe, porque tudo passa! Mais tempo, menos tempo, tudo passa! Fazemos o melhor que sabemos! E partilhamos... 



....O Estado de Emergência voltou e o Futuro continua incerto, mas não desistimos!
Sonhamos! Sonhamos sempre!



  O Outono vai agora dando lugar ao Inverno... e enquanto o vento sacode a folhagem também eu vou libertando bagagem e permitindo que coisas novas, diferentes e boas façam parte do dias que passam e das histórias que o tempo inventa!

Para terminar...se quiserem acompanhar num Ritmo mais perto do Acontece é mesmo no Instagram 




Até à próxima Estória!

Comentários

Mensagens populares